quarta-feira, 7 de abril de 2010

Reconstruindo uma cidade... o Brasil... o mundo.

Segundo informações da Zero Hora on line, até às 16h30 de hoje já eram 118 mortos no rio de Janeiro devido à chuva dos últimos dias. Situação preocupante que alerta todo o Brasil.
Desgraças como esta me fazem crer que a natureza vem dando o seu recado. Quem me conhece já cansou de escutar isto, mas estou assustada com tantas calamidades que ocorreram só em 2010 pelo mundo. Em janeiro o apavorante terremoto do Haiti matou mais de 70 mil pessoas. Também em janeiro deste ano, São Paulo registrou o maior volume de chuva desde 1947. No final de fevereiro um terremoto de mais de 8 graus na escala Richter no Chile, fez com que os paulistas sentissem tremores na terra durante a madrugada.
Agora foi a vez da cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro.
Em outro site de notícias os comentários dos leitores sobre a catastrofe foram basicamente "Que Deus os proteja" ou "Tenham fé em Deus que tudo irá melhorar", etc. Agora não existe algo que me deixe mais transtornada do que isto. Não temos que achar que "Deus" vai resolver problemas ambientais. Não conseguimos nem preservar nosso meio ambiente e queremos "rezar" para que tudo seja resolvido com mágica? Ter fé é necessário, mas acreditar que os problemas vão embora é burrice.
Temos que ter fé em nós. Fé que vamos fazer as coisas diferentes. Que vamos cuidar do meio ambiente, que vamos cobrar leis que controlem a emissão de carbono no ar, que iremos reciclar e reutilizar para dimunuir o lixo e que teremos fé em nós na hora de diminuir o consumo. Temos que ter fé para conseguirmos resolver os problemas ambientais, pois eles foram criados por nós, seres humanos vivos e "pensantes" (super). Temos que ser racionais e analisar que estamos construindo cidades e cidades de lixo com toda nossa porcaria.
Eu não gostaria de estar vendo tanta desgraça, mas talvez isso nos ajude a tomar precauções. Quero reconstruir o mundo. Quero reeducar as pessoas. Quero causar polêmica toda vez que se fala em meio ambiente. Quero tirar as pessoas da zona de conforto e fazer com que se sintam envergonhadas por não fazerem nada pelo meio ambiente. Nessa hora, não se pode ter pregüiça.
Então, não é só o Rio que tem trabalho pela frente. Toda a população tem um trabalho: contruir um mundo melhor, de verdade.
MÃOS A OBRA!!!!!

Um comentário:

  1. e ainda teve aquele desabamento no reveillon... 2010 ta complicado.
    parabéns pelo blog, tomata! (lembra?)

    beijo!

    ResponderExcluir